Recentemente acabei de ver o filme "Clube da luta (1999)" pela quinta vez e ainda me deixam sobras na mente. Na verdade é um grande filme que funciona como um despertador mental numa sociedade consumista e no outro lado apela a liberdade do mostro dentro de nós, sermos aquilo que sempre quisemos ser, sem restrição, sem pensar no que os outros vão pensar das suas ideis malucas e anormais numa sociedade comandadas por uma minoria.
O filme despertou varias curiosidade em mim e fez-me pensar mais no meu estilo de vida, na minha visão futurista do mundo, do consumismo, desse coisa que chamamos de capitalismo e por ai. Fui fazendo pesquisa e de uma maneira a temática abordada no filme mostra que nunca estamos livres de uma influência, seja quando nos libertamos de uma coisa sempre nos prendemos em outras e assim digo que não existe a verdadeira liberdade porque, imagina que você se solta deste consumismo mundial e logicamente você vai partir para oura coisa que de uma maneira vai prender você seja ela boa ou má.
Voltando ao filme "Clube da luta" que gira vais teorias das cenas do filme, onde um homem consumista que se cansa de tudo e sem querer liberta o monstro dentro dele "Tyler Durden" e seu amigo imaginário bem dizer, o reflexo do que ele é e nunca teve coragem de ser, reflectindo numa pessoa que se tornou seu mentor, fazendo loucuras e cria um clube da luta, onde as pessoas aliviavam-se, descarregando todo sua raiva e mal estar que carregam durante o trabalho e outras actividade, em vez de ser num saco de pancada eles lutavam entre eles.
O clube da luta tem oito regras e a primeira e a segundo é "nunca falar do clube da luta", que mais tarde assume grandes proporções um projecto maior que se chama "Projecto Destruição", novas metas maiores que é a de destruir o sistema todo, explodindo todos prédios onde estão concentrado as contas bancarias do mundo todo. E no final ele descobre que esse seu amigo imaginário era ele mesmo, e todos os planos eram dele e tenta impedir mas já é tarde e tudo vai para o ar.
A teoria que eu compactou é na verdade "Tyler Durden" existiu sim na primeira parte e influencia "Couper" com mente doentia e os dois criam o "Clube da luta" e mais tarde o "Projecto Destruição", depois de influenciar varias pessoas e tornar o projector maior ele simplesmente some e noutras cidades espalha o projecto e quando "Couper" dá conta de que está sozinho acabe inventando "Tyler Durden" para preencher o vazio do amigo. Ai sim aparece um amigo imaginário e que na verdade é que sempre Tyler Durden sempre existiu.
Mas resumindo é um grande filme que funciona como despertador mental. Recomendo ver e ver e ver mais até você estar bem dentro dessa liberdade do sistema.


Comentários
Postar um comentário