O nosso cérebro tem a capacidade de classificar ou descobrir o que uma pessoa é só com olhar e algumas convivências as coisas ficam óbvias. As pessoas julgam outras e algumas acabam por estarem certos e outros ficam errados, quanto a mim não acho que a maioria esteja errada, mas se depender de mim sou neutro nas minhas qualidade e prefiro não dizer. Por isso, decidi escrever este artigo mas não eu me classificando ou me atribuindo qualidades e defeitos, mas sim as conversas que eu tive com as pessoas e o que elas me dizem.
Numa conversa recente com a minha namorada, quando perguntei a ela "como me vê" elas respondeu que sou sábio e inteligente, sou prudente, batalhador etc (confesso que comecei a rir e depois fiquei com vergonha). Ai surgiu a ideia de contar o que outras pessoas me dizem e me disseram até ao momento.
É muito comum eu ouvir pessoas dizendo que sou inteligente, mas costumo a me perguntar o que eles vejam quando olham pra mim?, não sei. Uma dia na escola quando cheguei atrasado e o professor deixou-me entrar, enquanto dirigia-me ao meu lugar o professor parou de dar a matéria e seguiu-me com os olhos e os colegas faziam o mesmo até eu me sentar e fiquei admirado e sem saber o porque e depois quando o professor diz "esse aluno tem cara de quem é inteligente, ele é inteligente", a turma inteira num som em conjunto responde "é professor, é o mais inteligente da sala", e o professor continuou "este aluno é que deve ser investido, este aluno é que dá pra investir e lhe mandar pra o estrangeiro estudar que não se arrependes" eu fiquei a rir e cheio de vergonha e me perguntei o que eles vejam quando olham pra mim? não sei.
No outro dia o aluno que eu considero mais inteligente da turma veio ter comigo e me disse "Eliseu, a partir da próxima semana vou passar a sentar ai ao teu lado e estudar contigo, posso?", eu sem entender nada fiquei envergonhado e respondi "sem problema, será um prazer". Uma colega que não me largava e sempre que me via ficava toda admirada e disse-me que em casa dela eu sou tema de conversa, e os irmãos dela querem me conhecer porque eu sou inteligente. Comecei a ficar aborrecido e dar pouca atenção a isso.
Na mesma época na escola, andava duas meninas atrás de mim alegando que sou inteligente, meigo, lindo, carinhoso e queriam estar comigo. Confesso que recebia cartas de amor, e era aliciado com bolos de chocolate (que eu adoro) tudo pra conseguirem namorar comigo.
Já no final do ano letivo, em uma reunião com os colegas eles decidiram que cada um vai dizer sete favorito que irão passar de ano. Achei absurdo fazer isso porque acabaria inferiorizar outros colegas e eles sentiriam-se mal, mas eles continuaram mas eu decidi ficar calado só ouvir. Eles começaram e o primeiro a dizer inclui-me na primeira posição dos escolhidos, achei engraçado e todos seguiram. Quer dizer que todos me tinham como favorito número um dos melhores alunos da escola. O que me deixou admirado é que o aluno que eu pensava que não gostava de mim também citou-me em primeiro lugar e afirmou que me admira e sou inteligente essa foi a grande surpresa.
Recentemente num exame primeiro em conversa com uma menina que também ia fazer o exame ela olhou pra mim e disse "você parece barra, vou sentar ao teu lado pra me ensinar", fiquei a rir e lhe disse que as aparências enganam, mas ela insistiu dizendo "então me mostra que estou enganada!"... Fiquei sem palavras. Mas tarde aparece outra que afirma o mesmo, fiquei com medo de mostrar a elas que não sou o que elas pensam e me chamarem de fraco e tive que fugir elas no momento do exame.
Ontem em conversa com a minha namorada quando perguntei a ela como me veja, ela respondeu o seguinte:
"Te vejo meu bem, como um rapaz esforçado, responsável, trabalhador, humilde, um coração lindo, sensível, sensato, paciente. Mas vejo que você não confia no seu valor. Você é muito melhor do que pensa não precisa se inspirar em ninguém, você é a própria inspiração.
És sábio, isso é melhor que ser inteligente. Muito embora que você também seja inteligente, mas você tem as duas qualidades. Não é qualquer um que é sábio e inteligente ao mesmo tempo, você reúne as duas qualidades. Vejo que você veio de um lar humilde e luta pelo que quer, você não espera de seus progenitores. Você luta pelo que quer e precisa e não humilha ninguém e nem se vangloria disso. Você é o que é e ponto. É sensível realmente a dor do outro não faz média, teatro"
Na verdade essas foram as palavras mais lindas e verdadeiras que já ouvi, não por ela ter um amor por mim e eu por ela mas porque me atingiu e decidi escrever um post sobre o assunto, reunindo outras palavras de pessoas que passaram na minha vida.
Realmente não me vejo assim, e depois de rever essa memoria decidi que tenho que procurar um psicólogo afim de me ajustar e ser mais eu, vejo que fujo bastante do que sou e escondo-me nas sombras da rejeição e medo, através de alguns traumas. Obrigado a todos.

Comentários
Postar um comentário