Pular para o conteúdo principal

Você se importa com os outros?

Olá, tudo bem com você? Pois, eu vou muito bem. Gostaria de lhe fazer algumas perguntas espero que não se incomode com isso.

Quanto tempo faz que você não liga pra aquele/a seu/sua amigo/a que lhe salvou uma vez? Pra aquele/a seu/ sua vizinho/a que lhe fez companhia quando todos te abandonaram? Lembra-se daquele estranho que lhe ajudou sem se importar com o retorno? Lembra aquela vez que sua mãe fez e tudo pra lhe deixar feliz? Lembra aquela vez que seu pai gastou toda economia pra lhe pagar a escola ou comprar o presente que tanto desejou? Lembra daquele/a colega que sem intenção nenhuma lhe fez sorrir? O que você fez por ele/as? Já lhes disse o quanto está agradecido/a por tudo que as pessoas lhe fizeram? Já pediu desculpas a/ao colega por acusar ele/a do que não fez? por fazer ele/a passar vergonha?

Você já disse o quanto ama as pessoas ao seu redor? Pediu perdão por ter feito mal a alguém? Já perdoou as pessoas que lhe pediram perdão? Já pensou nos outros em primeiro lugar? já se colocou no lugar dos outros antes de fazer aquela besteira que você fez a eles?

Você lembra do nome dele/a? Lembra do aniversário dele/a? Como disse Dale Carnegie "não se esqueça de que o nome de uma pessoa representa, para essa pessoa, o som mais doce e mais importante de qualquer língua".

Quando foi a ultima vez que você viu eles/as? como estavam? você sorriu pra eles/as? ou gritou com eles/as? se lembra como os/as tratou? lhes prestou atenção, lhes perguntou sobre a vida deles/las, falaram sobre eles/as ou ficou falando de você mesmo até o último segundo? qual foi a última coisa que eles/as ouviram de você? Tudo bem não se sinta mal, isso acontece com qualquer pessoa sempre. Mas você já imaginou que se aquela fosse a última vez que você falou com ele/a, olhou pra ele/a, sorri pra ele/a, última oportunidade que nunca mais terá de poder descarregar toda raiva que sente por ele/a, de poder dizer tudo que quer e desejou sempre lhe dizer, de demostrar todo seu amor, seu ódio, sua admiração, sua compaixão, seu agradecimento, seu perdão, seu respeito, seu mal-estar... tudo que sente por ele/a.

Um dia não mais estará aqui pra ouvir tudo isso de você, pra receber tudo isso de coração aberto, tudo isso de coração cerrado, um dia tudo fica por um dia. O arrependimento por não dizer, por não fazer, por nunca tentar.

Você lembra o que aconteceu na última vez que estiveram juntos, lembra o que ele/a disse a você, lembra da voz dele/a? lembra do último e-mail, carta, sms, mensagem nas redes sociais, último telefonema, último comentário, o gosto ou a partilha que fez na sua postagem, no seu livro, na sua foto, no seu twitter? lembra mesmo!?

A vida é assim, uma vez feito, feito para sempre. Sei que algumas vezes ou sempre aborreci você, sei que algumas vezes ou sempre elogiei sinceramente você, sei que algumas vezes ou sempre odiei você, sei que algumas vezes ou sempre mostrei meu carinho, amor, o quanto gosto de você, sei que algumas vezes ou sempre falei mal de você, não respeitei você, cometi erros e fui malfeitor pra você. Sei que algumas vezes ou sempre me sacrifiquei por você e você não sabe até hoje, nunca disse a você o quanto me sinto feliz ao seu lado, o quanto você ilumina meu dia, o quanto admiro você, sei que algumas vezes ou nunca disse que te amo, que sinto sua falta, que por orgulho não liguei pra você, sei que algumas vezes ou nunca elogiei o seu beijo, o seu sorriso, o seu abraço, sei o que algumas vezes ou nunca disse que você é a melhor pessoa que eu conheci em toda minha vida, que sempre desejei estar ao seu lado. Sei o quanto queria lhe dizer que seu eu fã, admiro e amo você.

As pessoas iludem e quero lhe pedir desculpas pelas vezes que iludi você, que não liguei pra você, que não me importei com sua opinião, seu sentimento, seu amor, seu carinho, sua admiração, seu encanto e seu esforço pra me fazer feliz. Desculpa-me por não lhe dizer a coisa certa, na hora certa e no lugar certo. Desculpa por não tomar iniciativo quando devia, por não tomar atitude pra lhe fazer feliz. Desculpa por não me lembrar do seu aniversário, por não lhe dizer o quanto eu gosto de você, por não fazer aquela comida que você gosta, por não lhe dar o presente que sempre desejou, por lhe tratar mal, por não lhe dar o "bom dia" que sempre esperou, desculpe-me por lhe fazer mal, por não elogiar aquela roupa que vestiu pra me agradar, por se esquecer o dia da sua apresentação, desculpe-me por odiar você, por me zangar pelas pequenas coisas, por não lhe dar um minuto do meu tempo a ouvir a sua linda voz.

Por todo mal que lhe causei sem perceber, pelas palavras ditas por mim e lhe ofenderam sem eu perceber, pelas vezes lhe fiz sentir-se pequeno/a demais, pelo tom de voz desagradável que respondi a você, me desculpe pelo desagrado que lhe passei. Me desculpa pelas palavras não ditas, pelas ações não feitas.

Pra você minha mãe, meu pai, meu avô e avó, meus filhos e filhas, por vocês meus irmãos e irmãs, meus primos e primas, meus amigos e amigas, minha esposa, minha namorada, minhas ex-namoradas, minhas ex-esposas, meus colegas, meus admiradores, meus ídolos, meus astros, meus conhecidos, meus leitores...

Pra todos vocês que de uma forma direta ou indireta tiveram contatos comigo, por você que não notei a sua presença ao meu lado, o seu olhar, por você que queria tanto me conhecer e eu nem percebi isso, por você que não me deu atenção quando lhe pedi, não me valorizou e nem olhou pra mim quando nos apresentaram, não disse absolutamente nada pra mim e deu seu aperto de mão olhando pra outro lado, por você que simplesmente viu o meu texto e desviou o olhar, por você que nem leu o meu e-mail e passou por outro, por você que não tem nenhum interesse por mim porque acha que não sou importante pra você, por você que lê meus textos, acompanha minhas postagens e curte, por você que faz parte do meu circulo de amigos e nem se importa comigo porque só quer encher a sua lista de amizades. Quero lhes pedir desculpas e lhes dizer o quanto admiro vocês mesmo nunca nos vemos, nunca nos falar... Eu admiro você pelo facto de existir.

Dê valor a todos que circulam a sua volta, que de maneira indireta engrandecer o seu eu.

Agradeço a você por ler esse texto e chegar até aqui. Eu amo você e lhe desejo toda felicidade do mundo. Feliz aniversário e Parabéns por mais um dia de vida.

Obrigado, eu admiro muito você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que não sabia escrever!

Uma vez quando eu saía de uma longa viagem com meu corola que precisava de manutenção, encontrei pelo caminho, um homem trajado de uma maneira nada convencional. Presumi que tivera andado, pelo menos, 2 kilometros á pé e decidi dar-lhe uma boleia. Acompanhei os passos dele com uma velocidade reduzida e vi o homem, apesar das roupas não espelharem nenhum tipo de conhecimento cientifico, carregava uma pilha de livros velhos entre os braços. Admirei ver alguém naquela localidade, isolada do país, sem biblioteca nem livraria, a carregar um monte de livros antigos e de edições raras. - Boa tarde senhor! - Cumprimentei afim de conquistar a sua atenção e começar um lindo diálogo e amigável. Lentamente virou a cabeça como um homem com pescoço deslocado que precisa ter cuidado nos movimentos da cabeça. Os olhos dele demostravam cansaço, na verdade, só mostrava o que seus corpo espelhava no andamento mesmo ao longe. Sem dizer nenhuma palavra e sem reduzir os passos, meteu os olhos atentos na...

NUMA FESTA QUALQUER!

do casaco que rapidamente livrei-me dele jogando fora pela janela do carro. Acabava de chegar em casa do meu amigo Ricardo, estava a dar festa de cinco anos de casado, a minha esposa não aceitou ir alegou que não estava muito bem mas para eu ir, prometi voltar antes da meia-noite. Pausado no meu canto, eram exactamente dez horas da noite, acompanhado dum duplo de whisky Passport, apareceu uma jovem no bar, que por coincidência já nos conhecemos.  - Oi, estas a gostar da festa? – Perguntei-a. - Estava meio entediada mas agora que chegaste esta indo bem! Pus-me a rir de leve e de repente o Dj engole o kuduro do Dada2 – Tábua e pausando três segundos, coloca uma tarrachinha “moça maluca”. - Vamos dançar? – Convidou-me ela. Pensando na dança o quão tentadora é decidi inventar uma desculpa que é verdade. - Não… Não sei dançar! – Dando o último gole no whisky. Mas ela insistia. - Não precisas saber dançar. E só ficares parado e eu faço tudo! – Insistia ela cheio ...

Ama-o, cuida-o porque nada dura para sempre.

"Nada dura para sempre, nem os frutos, nem as sementes." - Dealema. Sei da sua insegurança em amar, em apostar, em se entregar, sei que pensa que sempre tiveste falta de sorte em relacionamentos, pois muitas vezes foste enganada, erraste na escolha porque pensaste que gostavas e que iria ser para sempre e agora que encontraste alguém que você quer confiar, quer se entregar e amar sempre o seu cerebro dispara e faz você lembrar das coisas que não deram certo, das magoas, dos homens que enganaram você e isso deixa você desconfortavel e acaba ficar na defensiva. Muito normal essa sua defesa, mas não deixa que isso atrapalhe a sua vida, lembra-se que nada dura para sempre e esse alguém disposto a amar você mas esse medo afasta você, mas ele entende e faz de tudo para que você confie nele e que viva o agora antes que se aborrece e lá se vai a sua sorte. Ama agora. Conquista agora, não espere que um dia você se toca e veja ele se afastar para você querer cuidar e es...